Casa EconomiaConselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel concedido a María Corina Machado

Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel concedido a María Corina Machado

por Bia Abramo
0 comentários
conselho-noruegues-da-paz-cancela-cerimonia-do-nobel-concedido-a-maria-corina-machado

O Conselho Norueguês da Paz anunciou o cancelamento da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz que homenagearia a líder da oposição venezuelana María Corina Machado neste sábado (25). Segundo comunicado oficial, a decisão não interfere na premiação em si, concedida pelo Comitê Norueguês do Nobel.

Formado por 17 organizações independentes, o Conselho justificou o cancelamento afirmando que a realização da cerimônia “não estava em conformidade com os valores da instituição”.

A presidente do órgão, Eline H. Lorentzen, classificou a medida como “difícil, mas necessária”. Também estacou o respeito ao Comitê do Nobel e à importância simbólica do prêmio como reconhecimento global.

“Precisamos permanecer fiéis aos nossos princípios e ao amplo movimento pela paz que representamos”, declarou Lorentzen, acrescentando que o Conselho espera “celebrar o Nobel da Paz novamente nos próximos anos”.

O comunicado reiterou o compromisso da entidade com a promoção da paz, do desarmamento, do diálogo e da resolução pacífica de conflitos.

A líder da oposição María Corina Machado e Edmundo González Urrutia (Foto: Federico PARRA / AFP)

María Corina venceu Nobel em 10 de outubro

María Corina Machado foi anunciada vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 10 de outubro, reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos do povo venezuelano e por sua luta por uma transição pacífica da ditadura para a democracia.

A líder da oposição ganhou projeção internacional ao comandar a campanha contra o regime de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de julho de 2024. Apesar de o governo ter declarado a reeleição de Maduro, a oposição apresentou provas contestando o resultado. Desde então, Machado vive na clandestinidade.

você pode gostar