A sétima edição da Revista Liberta está liberada hoje para assinantes, mas também os não-assinates poderão ter acesso a parte do conteúdo da publicação. O principal tema desta semana é uma reflexão sobre as dificuldades que a esquerda enfrenta no cenário político atual, com um avanço tão grande da extrema direita, e quais caminhos deve tomar.
Um dos artigos que abordam o assunto é da deputada federal Camila Jara (PT-MS). No texto, intitulado “Do poder da indignação ou como ampliar a esquerda”, Camila sugere saídas para esse momento em que “o diálogo político está interditado, preterido pela troca de ofensas entre adversários que se tratam como inimigos”.
A seguir, um trecho do artigo:
“Um eixo realista: botar fé na mobilização progressista e na renovação da política. É necessário resgatar a rebeldia do sequestro da direita. É preciso se indignar com a realidade.
A indignação une e engaja. Não há algoritmo que sabote. A indignação é democrática. Exige resultados. Desvela contextos. Aprende com a história. Abomina ditaduras. Defende os fatos.
Não é fato que, hoje, os super-ricos pagam menos impostos do que os mais pobres? Não indigna o número de vidas levadas pela violência? A imensa parcela do território dominada por facções criminosas? O número de celulares roubados?
Não é fato que os trabalhadores e as trabalhadoras, hoje na escala 6×1, têm tão pouco tempo para cuidar dos filhos e da família?
Não indigna o tempo perdido em engarrafamentos nos grandes centros e a malha metroviária de chorar de tão pequena?
Por que não olhamos pros milhões de trabalhadores informais, hoje não alcançados por leis e políticas públicas pensadas para o início do século XX?
Não é indigno de uma democracia que 100 milhões não tenham esgoto tratado e 35 milhões vivam sem água potável?
Não te deixa p… da vida que as BETs ganhem bilhões em cima de milhões de brasileiros ludibriados por influencers sem caráter? E que elas paguem muito menos imposto do que pagam na maioria dos países do mundo?”.
Também o historiador Lindener Pareto e a jornalista Andrea Dip tratam do tema.
Outra pauta é intromissão de Donald Trump na América Latina, tentando intimidar Brasil, Venezuela, Colômbia e outros países. Os jornalistas Jamil Chade e Ricardo Mello abordam a questão.
Os artigos de Camila Jara e Jamil Chade estão acessíveis para não-assinantes.
Esta edição conta ainda com artigos de João Cézar de Castro Rocha, Marcia Tiburi, Luís Costa Pinto, Leonardo Boff, o grupo de humor Sensacionalista, as frases da semana, a foto da semana e uma charge de Lute.
Tudo embalado em mais uma capa genial de Aroeira.