Casa EconomiaIbovespa recua em dia morno e dólar interrompe sequência de quedas

Ibovespa recua em dia morno e dólar interrompe sequência de quedas

por Adriana Cardoso
0 comentários
ibovespa-recua-em-dia-morno-e-dolar-interrompe-sequencia-de-quedas

Em um dia de fraca volatilidade e apatia generalizada, o Ibovespa encerrou esta terça-feira (21) em queda de 0,29%, aos 144.085 pontos, com leve baixa de 424 pontos. O dólar comercial, por sua vez, subiu 0,36%, cotado a R$ 5,390, encerrando uma sequência de quatro quedas consecutivas. Os juros futuros (DIs) mantiveram a tendência de baixa em toda a curva.

O mercado operou em ritmo lento, influenciado por uma agenda esvaziada e por notícias de pouco impacto no cenário internacional. Nos EUA, os balanços do terceiro trimestre de empresas como Coca-Cola e General Motors foram recebidos sem entusiasmo, apesar dos resultados positivos. A política externa também trouxe ruídos, com o presidente Donald Trump recuando de encontros com Vladimir Putin e Xi Jinping, em meio a tensões persistentes na Ucrânia e no Oriente. Na Europa, as bolsas subiram levemente, acompanhando o clima de inércia.

No Brasil, o noticiário político teve como destaque o envio ao Congresso de dois projetos de lei que retomam temas da extinta Medida Provisória 1303 — incluindo a taxação de apostas online, mudanças na tributação de aplicações financeiras e medidas de ajuste fiscal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou o compromisso com a meta fiscal de 2025 e prometeu superávit primário.

Entre as ações de maior peso, Vale (VALE3) caiu 0,16%, véspera da divulgação de sua prévia operacional do 3T25. A estabilidade do minério de ferro ajudou a conter movimentos maiores. Já a Petrobras (PETR4) recuou 0,81%, mesmo com o petróleo fechando sem grande variação. A estatal informou que pagará R$ 1,54 bilhão à PPSA, como parte do acordo de individualização da produção do campo de Jubarte.

Mercado externo

Investidores em Wall Street reagiram com cautela aos balanços positivos de Coca-Cola, GM e 3M, empresas vistas como parte da “velha economia”. Hoje, o mercado está mais atento ao desempenho de gigantes de tecnologia, especialmente as ligadas à inteligência artificial, que têm ditado o ritmo dos investimentos.

O Dow Jones subiu 0,47%, aos 46.924,68 pontos; o S&P 500 encerrou o dia estável, aos 6.735,35 pontos; e o Nasdaq caiu 0,16%, aos 22.953,66 pontos.

você pode gostar