Casa EconomiaMauro Vieira se reúne com secretário dos EUA para discutir tarifaço e sanções

Mauro Vieira se reúne com secretário dos EUA para discutir tarifaço e sanções

por Felipe Rabioglio
0 comentários
mauro-vieira-se-reune-com-secretario-dos-eua-para-discutir-tarifaco-e-sancoes

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa nesta quinta-feira (16), em Washington (EUA), de uma reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para discutir as tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras. A conversa acontece em meio à tentativa de reaproximação diplomática entre os dois países, após meses de atritos gerados pelas medidas adotadas em agosto.

O tarifaço, que entrou em vigor desde 6 de agosto, tem sido motivo de tensão entre os dois governos, afetando setores estratégicos da economia brasileira. A reunião de Vieira com Rubio busca encontrar um caminho de negociação que reduza os impactos econômicos e políticos das medidas impostas por Washington.

Marco Rubio, secretário de estado dos Estados Unidos, e o representante que se reunirá com Mauro Vieira para discutir sobre o tarifaço (Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP)

Encontro de Vieira

A possibilidade do encontro já havia sido antecipada pelo blog do jornalista Valdo Cruz, da GloboNews, antes da confirmação oficial pelo Itamaraty. Vieira chegou à capital norte-americana na segunda-feira (13), acompanhado de uma equipe técnica para participar das rodadas de diálogo com representantes do Departamento de Estado.

Durante as últimas semanas, o presidente estadunidense Donald Trump, sinalizou interesse em rever aspectos da relação comercial com o Brasil. Em reunião com o presidente argentino, Javier Milei, Trump também mencionou o tema da moeda comum entre os países do Brics, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido publicamente, em diversos fóruns internacionais, a criação de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais entre os países do bloco. O Brics atualmente conta com 11 membros e atua como foro de articulação político-diplomática do Sul Global, promovendo cooperação econômica, política e social entre seus integrantes.

Lula comenta sobre relação com Trump

Na quarta-feira (15), Lula comentou, em evento no Rio de Janeiro, sobre a conversa telefônica que teve com Trump na semana passada. O presidente brasileiro fez referência à declaração do americano durante a Assembleia Geral da ONU, quando disse ter tido uma “química excelente” com Lula.

“Eu comecei a falar o que eu deveria falar. Aí, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã [quinta], vamos ter uma conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a relação humana é química”, afirmou Lula.

Em tom bem-humorado, o presidente contou que iniciou o diálogo de forma descontraída:

“Ele me ligou e eu disse: ‘Eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer 80 anos dia 14 de junho, porque eu tinha pesquisado. Significa que sou oito meses mais velho que você. Então, vamos nos tratar de ‘você’, sem liturgia.’”

Lula também relembrou o primeiro contato pessoal com Trump, ocorrido durante a ONU, quando, segundo ele, ainda havia um certo distanciamento:

“Eu não conhecia ele. E tinha gerado uma química na ONU, 29 segundos, sabe?”, disse.

A reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio deve definir os próximos passos do diálogo comercial entre Brasil e Estados Unidos, enquanto Lula e Trump ensaiam uma reaproximação política que pode influenciar o tom das negociações futuras.

você pode gostar