Índice
A sexta-feira (10) será de tempo instável e chuvas intensas em grande parte do Brasil, segundo a previsão do tempo. Apesar da presença de nuvens carregadas e risco de temporais, as temperaturas permanecem elevadas em várias áreas, com máximas que podem passar dos 35°C. As precipitações de moderada a forte intensidade atingem as cinco regiões do país, embora algumas localidades ainda registrem tempo firme.
Sul
As áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Paraná devido à influência de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera e à presença de umidade, com possibilidade de chuva mais forte. Em Santa Catarina, também há chance de precipitação, principalmente no leste, litoral e oeste do estado. No Rio Grande do Sul, o tempo permanece firme e, com o afastamento da massa de ar polar, as temperaturas voltam a subir em grande parte do território gaúcho. Na Serra Gaúcha, em boa parte de Santa Catarina e no leste do Paraná, as temperaturas seguem mais amenas.
Sudeste
As áreas de instabilidade permanecem atuando sobre São Paulo, com destaque para o centro-sul, o litoral e áreas do interior, onde a chuva pode variar de moderada a forte intensidade. À tarde, há chance de temporais nas demais áreas do estado. No centro-sul, leste e nordeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as chuvas continuam, segundo a previsão. As temperaturas seguem mais amenas durante a tarde no centro-sul e litoral paulista, no sul de Minas e em áreas do litoral fluminense.
Chuvas devem atingir todo o Brasil, mas mesmo assim, algumas áreas as temperaturas devem ficar elevadas (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
Novas áreas de instabilidade se espalham pelo sul, leste e boa parte de Mato Grosso do Sul, principalmente durante a tarde. Também há chance de chuva no sul de Goiás. Em Mato Grosso, as pancadas de chuva continuam na faixa norte, no interior, oeste, sudoeste e sudeste do estado, com possibilidade de chuva de moderada a forte intensidade, diz a previsão. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, e em Cuiabá (MT) as máximas podem alcançar até 35°C.
Nordeste
As chuvas persistem ao longo do litoral leste da região, influenciadas pelos ventos úmidos vindos do oceano. Há possibilidade de precipitação também no litoral e no interior do Maranhão. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo firme predomina, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar podendo ficar abaixo de 30% em alguns pontos do interior, diz a previsão.
Norte
As chuvas persistem sobre o Amazonas, Rondônia, Pará, Roraima e o oeste do Tocantins, com possibilidade de precipitação de moderada a forte intensidade e risco de temporais. No Acre e no Amapá, a previsão indica chuvas mais isoladas. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, enquanto a umidade do ar tende a ficar mais baixa em áreas do leste e sul do Tocantins.