Na conversa por telefone que o presidente Lula teve nesta segunda-feira (5) com o presidente Donald Trump, o brasileiro pediu ao norte-americano que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, converse com os representantes brasileiros “sem preconceito”. Rubio foi designado por Trump para negociar a redução do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil. Pelo lado brasileiro, os interlocutores serão os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e Comércio Exterior), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
O pedido se justifica pelas eclarações dadas antes por Rubio em defesa do tarfiaço e contra autoridades do Executivo e do Judicário brasileiro.
A declaração de Lula foi feita em entrevista à TV Mirante do Maranhão, na qual o presidente revelou que a partir desta terça-feira (6) o grupo brasileiro vai se reunir.. Depois, Rubio deverá se reunir com as autoridades do Brasil.
“Ele [Trump] disse que o Marco Rubio vai conversar com o pessoal, eu pedi para ele dizer ao Marco Rúbio para conversar com o Brasil sem preconceito com o Brasil, porque pelas entrevistas que ele deu há um certo desconhecimento sobre o Brasil”, disse Lula.
A conversa por telefone entre Trump e Lula durou cerca de meia hora, teve foco em questões econômicas, como o tarifaço.
“Vai dar tudo certo”, disse Trump a Lula
“Ele disse que vai dar tudo certo e o mais importante: sabe o que aconteceu no fim da conversa? Ele me deu o telefone pessoal dele e eu dei o meu, para que a gente não precise de intermediário para fazer as coisas boas para os Estados Unidos e o Brasil”, completou Lula.
O presidente brasileiro não usa telefone celular, mas o número dado a Trump é o de um embaixador com ligação direta com Lula.
A conversa com o chefe do Executivo norte-amricano foi considerada “extraordinariamente boa”.
“A conversa com o Trump foi muito amigável, uma conversa de dois presidentes, conversa de dois países importantes e das duas maiores democracias do ocidente”, definiu Lula.
O presidente foi ao Maranhão para participar da entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís.