Índice
As instabilidades atmosféricas continuam a influenciar o clima nesta quinta-feira (2), especialmente na região Sul, diz a previsão do tempo. A atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera, somada ao aporte de umidade, mantém a formação de nuvens carregadas e favorece a ocorrência de temporais ao longo do dia.
Sul
No Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar instável em grande parte do estado, com pancadas moderadas a fortes nas Missões, região central, noroeste, norte, vales e serra. Há risco de temporais isolados no planalto e no noroeste. No litoral, os ventos devem soprar com rajadas entre 40 km/h e 50 km/h.
Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva começa pela manhã e ganha força à tarde. Segundo a Climatempo, há risco de temporais com raios, ventos e volumes elevados, especialmente no Oeste catarinense e no Centro-Sul paranaense, diz a previsão. Curitiba e Florianópolis podem registrar chuva persistente e forte. Apenas o norte do Paraná deve seguir com tempo firme e calor intenso.
Sudeste
A maior parte da região terá tempo aberto e ensolarado. No entanto, áreas como o Sul de São Paulo, Zona da Mata, Sul de Minas Gerais e trechos do litoral do Espírito Santo podem registrar pancadas isoladas de chuva à tarde, acompanhadas de raios e trovoadas. Já no interior paulista e mineiro, o destaque será o calor intenso e a baixa umidade do ar, que pode atingir níveis de alerta e até emergência, diz a previsão.
Chuvas devem aparecer em todas as regiões do país, mas apenas algumas terão forte calor também, como o caso do Norte e do Nordeste (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
As instabilidades se concentram no Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul e no Oeste e Noroeste de Mato Grosso, com risco de pancadas fortes e temporais isolados. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo permanece firme, com sol, calor intenso e baixa umidade do ar à tarde.
Nordeste
Os ventos marítimos mantêm a instabilidade no litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte. Entre Maceió e Natal, a chuva pode ser mais intensa em alguns momentos, diz a previsão. No interior, predomina o tempo seco, quente e ensolarado.
Norte
No Amazonas, Rondônia e Acre, temporais já devem ocorrer pela manhã, estendendo-se também ao Oeste do Pará e Roraima. As pancadas podem ser fortes, mas isoladas. Em contrapartida, o Amapá e Tocantins seguem com predomínio de tempo seco e quente, segundo a previsão do tempo.
 
			        