Desde 2021, a Prefeitura de Macapá já plantou mais de 30 mil árvores em diversos pontos da capital amapaense, como parte do programa “Macapá Mais Verde”. A ação visa ampliar a arborização urbana, contribuir para o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida da população. Em 2025, foram 10 mil mudas plantadas, e a meta para 2026 é dobrar esse número, alcançando 20 mil novas árvores em espaços públicos.
Somente no primeiro semestre de 2025, foram plantadas mudas de espécies nativas, como ipê, pau-brasil e alvineira. Um dos destaques do ano foi o Parque Linear, que recebeu mais de 170 novas árvores ao longo de sua extensão, ampliando a cobertura vegetal e tornará o espaço mais agradável para os moradores da Zona Norte.


Para o próximo ano, a meta é dobrar o número de novas árvores plantadas em logradouros públicos e vias de Macapá, alcançando 20 mil unidades. O plantio é sempre realizado no período das chuvas, garantindo que as mudas tenham melhores condições para crescer e se desenvolver de forma saudável.
Além da atuação do poder público, a participação da população é essencial. Os moradores podem contribuir cuidando das mudas próximas às suas residências, preservando os espaços e evitando a depredação.
”Este plano de arborização tem contribuído também para a preservação da nossa biodiversidade, o embelezamento dos espaços públicos e a valorização do convívio social. Ele demonstra que estamos no caminho certo para construir uma cidade mais equilibrada e sustentável, com benefícios que alcançarão as próximas gerações”, destacou Valcir Marvulle, Secretário Municipal do Meio Ambiente (Semam).


Renan Sousa, Coordenador de Arborização e Paisagismo, explicou os objetivos e a importância dos avanços do programa.
“Com o programa, temos avançado muito na arborização de Macapá, com o objetivo de tornar nossa cidade mais verde, saudável e acolhedora. As espécies já plantadas possuem alto valor ecológico e paisagístico, contribuindo para a redução do calor, a melhoria da qualidade do ar e a transformação do clima, tornando-o mais ameno para todos”, afirmou.

