Casa EconomiaFesta literária de São José dos Campos é adiada após veto a Milly Lacombe

Festa literária de São José dos Campos é adiada após veto a Milly Lacombe

por Gabriel Anjos
0 comentários
festa-literaria-de-sao-jose-dos-campos-e-adiada-apos-veto-a-milly-lacombe

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A Festa Litero Musical (Flim), que teria início na sexta-feira (19), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), anunciou o adiamento do evento após uma uma onda de cancelamentos dos participantes convidados em razão da exclusão da jornalista Milly Lacombe da programação. A nova data ainda não foi divulgada.

Lacombe teve a participação cancelada após a repercussão de declarações feitas em julho no podcast Louva a Deusa. No programa, ela criticou o conceito de família tradicional, o que gerou forte reação nas redes sociais. A decisão de excluir a jornalista partiu do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). Acusado de censura, Farias disse que a cultura da cidade não seria “palco político-ideológico”.

Convidada pela Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) Lacombe dividiria a mesa de abertura da Flim 2025 na sexta-feira (19) com o jornalista Xico Sá e o poeta Cuti. A AFAC confirmou a exclusão da jornalista, afirmando em nota que a decisão foi tomada em comum acordo “para preservar a integridade de todos os envolvidos” e ressaltou que a feira “não compactua com manifestações que não estejam ligadas à promoção da cultura, da música e da literatura”.

Após o cancelamento da participação de Milly Lacombe, as curadoras da 11ª edição da Festa Litero Musical de São José dos Campos — Alice Penna e Costa, Bianca Mantovani, Tania Rivitti e a assistente de curadoria Bruna Fernanda — e o jornalista Xico Sá, colunista do ICL Notícias, também decidiram deixar o evento. A atriz Marisa Orth e a escritora Noemi Jaffe também cancelaram a participação.

Milly Lacombe

Adiamento da festa literária

Na nota divulgada, a Flim não esclarece o motivo do adiamento. Diz apenas que a decisão foi tomada pela Afac, entidade gestora da festa, juntamente com a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

“Ao longo de 10 edições, a Flim se consolidou como o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e um dos principais do interior paulista. Além de promover a arte e a cultura, o evento reforça seu papel como agente da economia criativa, gerando impacto positivo no comércio local e atraindo milhares de visitantes”, diz o texto.

A decisão de excluir Milly Lacombe foi comunicada pelo prefeito Anderson Farias em vídeo divulgado nesta terça-feira (16). Ele afirmou ter sido procurado pelo líder do governo na Câmara, vereador Zé Luís (PSD), na sexta-feira (12), e que tomou providências no dia seguinte.

Milly Lacombe se pronunciou sobre cancelamento

Milly Lacombe publicou vídeo em que se pronuncia sobre o cancelamento. Para Milly, “é uma pena, uma pena que a gente esteja vivendo esse tipo de autoritarismo, essa falta de capacidade da gente entender que a disputa da ideia de família, desse conceito de família, ele é central para a construção de uma sociedade menos violenta.”

você pode gostar