Casa EconomiaApós exaltar atirador de Kirk, médico relata ameaças a filhos e diz que vai acionar polícia

Após exaltar atirador de Kirk, médico relata ameaças a filhos e diz que vai acionar polícia

por Ayam Fonseca
0 comentários
apos-exaltar-atirador-de-kirk,-medico-relata-ameacas-a-filhos-e-diz-que-vai-acionar-policia

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O médico pernambucano Ricardo Barbosa e seus filhos têm sido alvo de ameaças e discurso de ódio da extrema direita desde que o neurocirurgião fez um comentário nas redes sociais exaltando o atirador que assassinou Charlie Kirk, o ativista conservador dos EUA. Barbosa já informou que irá prestar queixa na polícia. A informação é do UOL.

Ricardo revelou que está assustado com os inúmeros ataques que ele e sua família têm recebido pelas redes. “Imagens dos meus filhos de 2 e 18 anos estão circulando em publicações de ódio”, conta.

Para o médico, o nível dos ataques é completamente desproporcional. Como consequência dos ataques virtuais, Ricardo precisou fazer uma nota pedindo desculpas e apagar suas redes sociais.

“Desde então recebo ameaças pelo WhatsApp, mas as ligações são as principais. Também há publicações no Instagram com exposição dos meus filhos, minha esposa, meus irmãos, além de números de telefones pessoais”, confessou.

Centenas de pessoas começaram uma campanha contra Ricardo, divulgando dados pessoais, cobrando a demissão do médico de seus empregos, e até a cassação do seu registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) de Pernambuco — onde um processo foi aberto contra ele.

Uma das clínicas em que ele trabalha anunciou que irá desligá-lo devido à repercussão. A Unimed, à qual é filiado, disse que ia se reunir para decidir se haverá alguma punição.

Ricardo disse que fará um boletim de ocorrência nesta semana, para tentar descobrir a origem das ameaças. Segundo ele, o que mais o preocupa são as páginas e perfis, alguns de políticos com mandato, que têm feito vídeos e postagens com duros ataques e até estimulando violência e vingança.

Caso do médico chegou a governo Trump

O caso tomou tamanha proporção que chegou até o governo dos Estados Unidos, que anunciou que revogará o vista de Ricardo devido ao comentário.

Após o morte de Charlie Kirk, o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, havia pedido que enviassem publicações de estrangeiros comemorando o assassinato de Kirk para revogar os vistos deles.

Of all the depraved online content I’ve seen, this one may be the most chilling. This is a NEUROSURGEON from Brazil. He not only commends Charlie Kirk’s assassin for his “impeccable aim,” but then with surgical precision specifies “cervical spine.” This is a licensed professional… pic.twitter.com/eOUPn4Eego

— Christopher Landau (@DeputySecState) September 13, 2025

você pode gostar