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Dona do Google supera US$ 3 trilhões; confira as 10 empresas mais valiosas da Bolsa

por Fernanda Fiot
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A Alphabet, controladora do Google, passou a integrar o seleto grupo de companhias avaliadas em mais de US$ 3 trilhões nesta segunda-feira (9). O marco reflete a melhora no otimismo dos investidores em relação ao futuro da gigante de tecnologia.

As ações da empresa subiram até 4,3%, alcançando US$ 251,22, e resultaram em uma capitalização de mercado de pouco mais de US$ 3,04 trilhões. Desde abril, os papéis acumulam alta superior a 70%, o que adicionou cerca de US$ 1,2 trilhão ao valor da companhia.

Com esse avanço, a Alphabet se junta a Nvidia, Microsoft e Apple, únicas empresas de capital aberto que também ultrapassaram a marca dos US$ 3 trilhões em valor de mercado.

O movimento mais recente foi impulsionado por uma decisão antitruste aguardada pelo mercado, que acabou não impondo medidas mais severas contra o Google — como a venda obrigatória do navegador Chrome. A decisão veio logo após a divulgação do resultado do segundo trimestre, em que a companhia mostrou que a demanda por soluções de inteligência artificial tem alavancado suas receitas.

Alphabet (Google) é a quarta maior empresa listada em Bolsa

Veja o ranking das maiores empresas listadas em Bolsas de Valores:

  • Nvidia: US$ 4,26 trilhões
  • Microsoft: US$ 3,80 trilhões
  • Apple: US$ 3,49 trilhões
  • Alphabet (Google): US$ 3,04 trilhões
  • Amazon: US$ 2,47 trilhões
  • Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp): US$ 1,90 trilhão
  • Broadcom: US$ 1,71 trilhão
  • Saudi Aramco: US$ 1,5 trilhão
  • Tesla: US$ 1,4 trilhão
  • TSMC: US$ 1,08 trilhão

O papel da inteligência artificial e do Gemini

O entusiasmo dos investidores também foi reforçado por uma revisão feita por Ron Josey, analista do Citigroup, que elevou o preço-alvo das ações de US$ 225 para US$ 280. Segundo ele, a adoção crescente do Gemini — modelo de inteligência artificial do Google — tanto na área de anúncios quanto na de computação em nuvem, acelera o ciclo de desenvolvimento de novos produtos.

Josey destacou ainda que a empresa opera em um mercado de publicidade digital considerado saudável e que vem apresentando melhor execução nos negócios, maior demanda e lucratividade crescente, apesar da concorrência no setor de buscas e dos desafios regulatórios que enfrenta.

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