Casa BrasilPrefeitura de Macapá comemora redução no índice de infestação do Aedes aegypti

Prefeitura de Macapá comemora redução no índice de infestação do Aedes aegypti

Levantamento de agosto de 2025 confirma cidade em estado de baixo risco para doenças como dengue e chikungunya após vistoria em 6.833 propriedades.

por admin
0 comentários

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), confirmou que Macapá permanece em baixo risco de infestação predial pelo Aedes aegypti. O resultado faz parte do 3º Ciclo do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 5 e 15 de agosto em 57 bairros da capital, pela equipe da Divisão de Controle de Dengue.

 

Ao todo, 6.833 imóveis foram inspecionados. O índice de infestação predial do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) caiu de 1,1% para 0,5%. Os principais criadouros encontrados foram pneus (53,1%), lixos e resíduos sólidos descartados inadequadamente (25%), caixas d’água (9,4%) e depósitos ao nível do solo, como baldes e cisternas (3,1%).

 

De acordo com o secretário da SMVS, Gilmar Domingues, os resultados positivos são fruto de ações eficazes. “Devido ao intenso trabalho realizado pelos agentes de endemias estamos conseguindo combater o mosquito Aedes aegypti. Ainda sim, a prefeitura de Macapá continua vigilante com em suas ações” reforçou Domingues.

 

A prefeitura reforça que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada. O descarte correto de resíduos e a eliminação de recipientes que acumulam água continuam sendo fundamentais para evitar a proliferação do vetor.

você pode gostar